Dia 03 – Pusilânime, Superlua e Acordo Ortográfico – Hífen

Resolvi postar hoje uma palavra que nunca tinha ouvido antes, pusilânime. Dentre as outras palavras que pesquisei, essa foi a que achei mais charmosa e inspiradora. Tudo bem, mas o que ela significa?

Palavra do Dia

Pusilânime : Destituído de coragem; que revela ou contém covardia: fraco, covarde.

medo

Aprendizado do Dia

Superlua

superlua2

Superlua é o momento pelo qual temos uma lua cheia maior que o normal. O evento ocorre porque a órbita da Lua é elíptica e o centro da órbita não coincide com a Terra. Essa órbita permite que em algum momento a Lua fique mais próxima da Terra do que o que estamos acostumados. Isso torna o nosso satélite cerca de 30% maior e 15% mais brilhante para os espectadores aqui da Terra.

superlua-1

Apesar de haver esse evento, em média, uma vez a cada ano, a última Superlua tão grande quanto a de ontem (14/11/2016) só ocorreu em 1948, à aproximadamente 70 anos. E se você perdeu o espetáculo, poderá vivenciá-lo ainda nos próximos 5 dias.

Como sabemos a lua exerce influencia sobre a maré e sobre o comportamento dos animais. As ondas ficarão mais altas, fortes e ,consequentemente, mais perigosas e a luminosidade da lua favorece a caça de alguns animais. Entretanto, não há motivo para ficar pusilânime, a não ser que você esteja em bote em alto mar ou seja a presa de uma coruja.

 Uma curiosidade é que a quantidade de ataques de leões à pessoas na África é mais frequente durante a Lua Minguante, visto que para os leões é melhor caçar num período mais escuro em que as presas ficam mais vulneráveis. Ou seja, se você está na África, você está mais seguro agora.

Acordo Ortográfico

Não sei vocês, mas depois do acordo ortográfico eu sempre fico perdido ao me deparar com uma palavra que pode ter hífen ou não. No caso concreto, a palavra Superlua me deixou assim. No entanto, fiz uma pesquisa e tive duas respostas, Super-lua e Superlua. Qual vocês acham que está certa? Segue um resumo sobre o uso do hífen do site infoescola:

  • Letras iguais, separa com hífen(-).
  • Letras diferentes, junta.
  • O “H” não tem personalidade. Separa (-).
  • O “R” e o “S”, quando estão perto das vogais, são dobrados. Mas não se juntam com consoantes.
Fonte:infoescola

Mais posts sobre O Desafio: Aprender

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s