Desafio de Português #1 – Vocês vão tirar essa de letra.

Sejam bem-vindos a mais um Desafio de Conhecimento.

O desafio hoje será sobre a matéria de Português. Imagino que como muitos dos seguidores são bloggers com um vasto conhecimento na área, terei que dificultar um pouco.

Questões de Verdadeiro ou Falso


  • Meu cachorro, que é pequeno, está com fome.

1 – Na frase acima, a retirada simultânea das duas vírgulas causa uma mudança de sentido. Tornando a oração subordinada adverbial que antes era restritiva em uma oração subordinada adverbial explicativa.


  • A capacidade das sociedades criarem regras de conduta que, caso (…).

2 – Na frase acima, a preposição “das” está empregada de forma errada. Para haver uma correção gramatical, deve-se separar a preposição do artigo. A reescritura ficaria assim: “a capacidade de as sociedades criarem regras de conduta que, caso (…)”.


  • (…) O Brasil é um país tropical e possui um clima favorável ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue e Chikungunya. Por isso, devemos tomar medidas profiláticas, como (…).

3 – No trecho acima, a conjunção “por isso” dá ideia de conclusão e pode ser substituído sem prejuízo gramatical e semântico pela conjunção “porquanto”.


Lembrando que está valendo um parabéns, você tem certeza de suas respostas?

E ai, gostou do desafio? Conseguiu resolver? Conhece alguém que gostaria de tentar? Não esqueça de compartilhar e deixar seu comentário aqui. 

Para mais desafios como este, acesse: Desafios de Português

 


RESPOSTAS

1 – Essa questão está errada! Espero que eu tenha confundido vocês, o único erro dela é que com as vírgulas ela é explicativa e sem as vírgulas se torna restritiva.

2 – Tentei dificultar o máximo que eu consegui um assunto básico de Português. O fato que o sujeito não pode ter preposição. E portanto, essa é uma questão correta!

3 – Essa questão tem tudo para ser uma questão tranquila, visto que a conjunção “por isso” é conclusiva e a conjunção “porquanto” é explicativa. O que é suficiente para tornar a questão errada! 

No entanto, a conjunção “porquanto” não é muito utilizada e é facilmente confundida com “portanto” e por esse motivo essa pergunta entrou para o desafio.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s