O que é O Desafio Aprender? Como cumpri-lo? E outras possíveis dúvidas.

Hoje, eu recebo vários e-mails me perguntando “qual o melhor jeito de cumprir O Desafio: Aprender?”. Já faz muito tempo que eu não explico isso, e no fundo eu nunca expliquei 100%. Até porque quando eu aceitei O Desafio eu não sabia direito as regras e fui criando conforme meu desenvolvimento. 

 

cropped-aprender1.png

O QUE É O DESAFIO: APRENDER?

O Desafio consiste em todos os dias, durante 15 dias, adquirir um conhecimento novo e registrar. Só isso! 

Para registrar é importante que você utilize um meio que vá te cobrar uma certa disciplina. Eu recomendo utilizar os comentários do site. No dia 1 do seu desafio, comenta no meu post do dia 1, no segundo dia, no post do dia 2 e assim por diante. 

Pronto você já está pronto para O DESAFIO: APRENDER! Agora é só pesquisar alguma coisa e vir aqui postar para a gente! 

É claro que a partir desse ponto surgem algumas dúvidas. Vou tentar saná-las.

Algumas das dúvidas que podem surgir:

1 – Eu preciso seguir a risca todas as regras?

Eu não sou fã de um sistema genérico de desenvolvimento. Eu percebi, durante a minha jornada, que esses sistemas se contradizem. Mas isso não significa dizer que algum deles está errado, significa apenas que aplicam os mesmos princípios de formas diferentes.

NO ENTANTO, a princípio é de suma importância que siga ao máximo todas 4 regras!

2 – Por que apenas 15 dias?

15 dias foi o tempo que eu realizei O Desafio e foi o suficiente para uma mudança de paradigmas. Esse é o tempo necessário para que você entenda e sinta a essência do princípio abordado por esse método!

3 – Como saber o que aprender?

Esse foi o meu maior desafio e até hoje é! Eu chamo de Paradoxo do Aprender: Se eu soubesse o que eu preciso aprender, eu não precisaria aprender, certo?

Como eu fiz? No começo eu simplesmente aprendia qualquer coisa e eu aconselho você a começar assim também!  Dê uma olhada no primeiro dia dO Desafio. Você verá que mesmo pensando assim, eu tentei me esforçar ao máximo para aprender algum conhecimento que trouxesse valor tanto para mim, quanto para o blog (apesar de ter ido numa direção totalmente errada).

4 – Não quero registrar, tem problema?

Infelizmente, sim! Anotar o que você aprendeu é uma etapa crucial para o bom funcionamento da técnica. Existem alguns bons lugares para anotar, pode ser um caderno, no blog dO Desafio, celular, evernote…

Mas eu aconselho você a colocar seus conhecimentos nos comentários desse blog aqui, tanto para incentivar quanto para ajudar outras pessoas e a mim.  A vantagem dessa opção para você é que você sabe que vai ter alguém que conta com sua contribuição, e você vai se sentir na obrigação de se desenvolver e aprender o melhor conteúdo, sem se tapear.

Por exemplo, no seu dia 1, vá no post do dia 1 e comenta lá o que você aprendeu. Faça isso até o dia 15.

5 – Não dá pra fazer todos os dias, o que eu faço?

Se você notar o meu próprio Desafio, eu dei uma travada por volta do dia 7 por problemas pessoais. A minha solução foi simplesmente aumentar 1 dia. Ninguém é de ferro, fique tranquilo, e aprenda cada dia mais com consistência!

Mais posts sobre O Desafio: Aprender

 

Anúncios

3 comentários em “O que é O Desafio Aprender? Como cumpri-lo? E outras possíveis dúvidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s